quinta-feira, 28 de junho de 2012

Reflexão do módulo II

No módulo II, continuamos a refletir sobre: LINGUAGEM DA MÍDIA IMPRESSA: ESCRITA E VISUAL. Este módulo teve como objetivo proporcionar discussões teóricas sobre estéticas tecnológicas contemporâneas com base nos temas da mobilidade, imersão, interatividade, tecnologias nas redes, narrativas transmidiáticas, territórios, localização, ciência e arte. O estudo nos fez refletir que milhares de estímulos, a todo o momento, modificam a nossalinguagem, comportamento e cultura. Isso porque o ser humano é submetido em seu cotidiano por um turbilhão de informações, principalmente visuais,como revistas, jornais, televisão, outdoors, faixas, cartazes e muitos outros. Aprogramação visual é um conjunto de técnicas que permite ordenar toda essa comunicação visual. O ensino sistemático de programação visual começou em1919, na Escola de Bauhaus, uma das mais influentes escolas de design do mundo. Sua inspiração modernista tentou unir a arte com a indústria, buscando os aspectos inovadores na criação artística usando as tecnologias digitais e os dispositivos móveis. Seguem alguns sites para maior aperfeiçoamento de nós educadores : Alguns endereços interessantes para educadores na Internet: http://webquest.sp.senac.br/ http://www.webquest.futuro.usp.br/ http://www.livre.escolabr.com/ferramentas/wq/ajuda/criando.htm http://www.escolabr.com/virtual/wiki/index.php?title=PodEscola http://www.escolabr.com/virtual/videoaula/wiki/index.htm http://www.classinformatica.com.br/projetos/webquest/ http://www.colegiodante.com.br/content/cat20040802_40/new20050301_476/view http://www.vivenciapedagogica.com.br/ http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm http://www.seed.pr.gov.br/portals/portal/home.php http://www.moodlebrasil.net/moodle/ http://cadernos.futuro.usp.br/ http://www.cidadedamalta.pt/entrada.html http://www.sitiodosmiudos.pt/sitio.asp http://www.eca.usp.br/prof/moran

Como queremos inovar a educação, seguem alguns links que considero importantes

Como queremos inovar a educação, seguem alguns links que considero importantes .

segunda-feira, 25 de junho de 2012



Vou fazer uma trajetória do início do curso de Mídias Avançado , quanto aos conhecimentos adquiridos neste percurso, com relação ao I módulo que foi sobre convergências de Mídias.

Neste módulo , podemos perceber a importância da interação na nova forma de ensinar e de aprender e o papel do professor neste processo.

Não se pode pensar sobre a convergência de mídias sem refletir sobre o cotidiano escolar presente.Portanto, o educador precisa adaptar seu conteúdo, entender o processo de aprendizagem frente às novas perspectivas que a diversidades de mídias possibilita e tirar o maior proveito delas, proporcionando ao aluno uma escola mais prazerosa e mais lúdica onde o aluno busque sempre a ação-reflexão -ação e consequentemente uma aprendizagem de qualidade.

Discutir diferentes Mídias e suas convergências é uma necessidade que se faz presente na atualidade. O contato e a utilização de várias Mídias, inclusive as redes sociais, reforçam a cultura digital do século XXI. Essas Mídias apresentam diferentes linguagens que se modificam com o seu próprio uso e época em que são trabalhadas. Elas nos movem para novas formas de apropriarmos a realidade e compõem a teia de deferentes estilos que registra, de forma incisiva, qual o perfil do usuário e a objetividade que se dá a essa prática. Para responder essa pergunta, apresento o texto oficial disponibilizado pelo Fórum do Magistério e que permite uma maior reflexão sobre o texto proposto.
 
A escola e os professores, responsáveis pelo ensino das linguagens às novas gerações, têm um compromisso com o desenvolvimento de uma sensibilidade para com os avanços resultantes da convergência de mídias. Isto porque, quer queira quer não, as mídias (impressas, digitais, audiovisuais, multimidiais, etc.) são as grandes propulsoras da comunicação, do conhecimento, das descobertas científicas, das artes e dos debates sociais no mundo atual. Igualmente, o magistério, para concretizar o ensino e dinamizar o currículo, necessita de ferramentas específicas para o trabalho com os conteúdos do saber, de diferentes canais de comunicação e de metodologias específicas para dinamizar os relacionamentos humanos e as aprendizagens no espaço escolar.
  • Este Blog tem como finalidade ., postar atividades trabalhadas no curso de Mídias Avançado, como também atividades realizadas pelos alunos do Ensino Médio da escola onde leciono que é o Colégio estadual Antonio Motta Bittencourt, situado no município de Barra do Rocha-BA ,  as disciplinas  Sociologia e Filosofia , disciplinas esssas que tem como objetivo trabalhar com análises e reflexões sobre a sociedade  e os seus fenômenos sociais , como as suas relações  suas relações  entre os indivíduos, buscando o fator primordial para uma sociedade mais justa e igualitária por meio da solidariedade, da justiça, da honestidade, do respeito , da humildade , enfim  valores esses que edificam a verdadeira cidadania.